quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uma visão contemplativa


Me pego observando pessoas, e acabo perdida em meio a meus pensamentos...de onde elas vêm, para onde vão e até onde querem chegar... Quantas vidas há nessas vidas e quantos sonhos de vida ainda podem sonhar, cada qual com suas trajetórias, refazendo suas esperanças em "dias de luta e dias de glória." 

Tento imaginar seus hábitos diários, suas rotinas enfadonhas, seus atos destemidos, seus momentos de loucura,  alguns tão sonhadores, outros idealizadores, alguns pobres de espírito exibindo ares de grandeza, outros se fazendo grandiosamente nobres por sua simplicidade, alegres, mal-humorados, desprezíveis ou adoráveis, com defeitos e qualidades assim são as pessoas em sua individualidade.

Gente grande, gente pequena, gente como a gente que sonha em ter liberdade pra amar  e poder se expressar,  falar com necessidade urgente de compartilhar suas emoções, se jogar de cabeça na vida,  tentar ser feliz, manifestar seus sentimentos sem segundas intenções ou julgamentos, sem até mesmo ser condenado por em algum momento ter ousado.

De que vale tanta vida, quando na maioria nem sequer cabe a compreensão da simplicidade? Tem gente que mente em nome da ocasião, gente que nem olha pra gente e precisa de Deus no coração, tanta gente, tantos pensamentos, sentimentos em gestos e ações, tanta vida por vezes desperdiçada  em um punhado de medo que leva essa vida ao nada.

Quantos mistérios, quantos segredos, memórias de erros e  acertos, tudo isso cabe em uma única existência... existem aqueles que tudo tem, mas lhes falta contentamento, existem outros, com tão pouco e ricos de sentimentos.Tem gente que parece flor e há aqueles que se assemelham aos espinhos, e todos procuram não se sabe o que, nem se sabe aonde, mas não cansam de buscar existir, com ou sem coerência, poder ser, sentir, lutar, alcançar, ter algo em que acreditar.

O Criador e sua criação, onde está o real poder de decidir??? Destino??? Não sei, mas, por via das dúvidas, é melhor cada um fazer a sua parte, convenhamos que isso seja sempre um passo adiante... Vejo gente tão sofrida com um sorriso aberto e franco, vejo aqueles que de tanto reclamar deixam de enxergar milímetros adiante do seu nariz, deixando desperdiças oportunidades que chegam a toda hora e nem sequer serão notadas, vidas novas passadas a limpo sem serem aproveitadas.

Meu Deus, que ser é esse, que diante de tantos caminhos, inescrupulosamente busca a maldade, o descaso, a falta de lealdade? Aquele que segue desperdiçando seu tempo em  ócio, se afogando num imenso mar de banalidades, tornando-se fútil e esquecendo que a vida é tão somente uma chance de evoluir aprimorando a cada dia a sua capacidade de amar ao próximo e manter-se em pé de  igualdade, vivendo a eterna e incessante busca por dias melhores, com pessoas melhores.

Sendo todos em uma só intenção, somos gente com capacidade, e podemos com nossa força exercer mudanças que realmente façam a diferença, então,  de repente, paro e olho pra dentro de mim e me pergunto, quem sou??? O que ando fazendo pra fortalecer esses sentimentos??? Quantas vezes  me privo de desfrutar bons momentos, e até mesmo os afasto aparentando uma rudeza que realmente não tenho e nem quero ter???

É preciso ser forte para aceitar ultrapassar certos limites, cicatrizar feridas, e curar nossas vidas de um mal chamado ressentimento, deixando-nos ser essencialmente gente, que  luta e acredita que toda conquista necessita de ousadia e coragem, exigindo a bravura  de se entregar de corpo e alma as essas vontades movidos por uma FÉ que tudo pode.

ઇઉAntonia Penhaઇઉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário